News

Quanto tempo é preciso esperar entre uma gravidez e outra?

Não é recomendado engravidar poucos meses após o parto. Isso, porque o corpo da mulher necessita de um período para se recuperar totalmente da gestação anterior. E quanto tempo isso leva? Na verdade, não é possível estipular um período padrão, até porque o organismo de cada pessoa e a maneira como funciona varia de mulher para mulher. Contudo, a recomendação médica é esperar, no mínimo, 18 meses após um parto normal para engravidar novamente. 

O motivo é garantir a saúde da mãe e do novo bebê, já que o intervalo curto de um parto para o outro pode acarretar problemas de baixo peso ao bebê e de  desenvolvimento e até mesmo parto prematuro.

Recuperação

Durante a gestação, o organismo da mulher se esforça e se desgasta muito mais, já que o volume sanguíneo aumenta, fazendo com que os pulmões e o coração trabalhem mais para mandar oxigênio e bombear o sangue para todo o corpo.

Já o útero, que cresceu para abrigar o bebê, precisa voltar ao volume normal. Além disso, o sistema hormonal, que tem sua produção elevada durante a gravidez, também necessita retornar ao estágio normal. E no caso de cesárea, os cortes do parto também levam um tempo para cicatrizar. Ufa, quanta coisa, não é mesmo? É por isso que o corpo da mulher precisa de alguns meses para voltar ao normal. Portanto, engravidar antes desse processo pode acabar atropelando esse período tão importante de recuperação.

Também é bastante comum uma gravidez inesperada logo após o parto. Muitas vezes, isso acontece porque a mãe acredita ser impossível engravidar novamente durante o aleitamento materno exclusivo. Sim, a amamentação realmente estimula a produção de prolactina, um hormônio que, quando presente em altos níveis, impede a ovulação, deixando a mãe menos fértil. Entretanto, caso a mãe não amamente o seu bebê frequentemente, ou seja, por livre demanda, ela pode, sim, engravidar. Portanto, se o desejo é não ficar grávida, é importante buscar um método anticoncepcional.  

Intervalo grande

Por outro lado, esperar muito tempo para engravidar novamente também pode não ser a melhor opção. Uma mulher que teve um filho aos 35 anos e deseja ter uma nova gravidez, por exemplo, não pode esperar muito tempo, pois além da questão da infertilidade, a gravidez tardia também pode trazer algumas complicações.

Idades dos irmãos

Quanto à diferença de idade entre os irmãos ser grande ou pequena, cada caso pode ter vantagens e desvantagens. Filhos com idade próxima podem se dar melhor, além do fato de os pais não terem que passar pelas fases mais difíceis da criação mais de uma vez. No entanto, as despesas acabam vindo praticamente em dobro, e os pais podem aproveitar melhor as fases dos filhos se elas vierem mais espaçadas.

Ou seja, não há uma fórmula perfeita, e a decisão de esperar um tempo para engravidar de novo ou não cabe à mãe e ao seu parceiro, avaliando todos os prós e contras sempre que possível.

Fonte: Click Bebê

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.