A infecção do trato urinário (ITU) é uma das infecções bacterianas graves nas crianças jovens, cerca de 8,4 % das meninas e 1,7% dos meninos pode apresentarem esta infecção nos primeiros 6 anos de idade. A infecção do trato urinário causa febre, disúria e dor, e pode resultar na lesão renal permanente.
Acredita-se que ITU está associada com alguns fatores como idade, sexo, raça e estado de circuncisão; porém nas últimas décadas um fator chamou mais atenção: refluxo vesico-ureteral. No refluxo vesico-ureteral a urina reflui para os rins durante a contração de bexiga, favorecendo a infecção; ocorre em 30 a 40 % das crianças que apresentam ITU. Recentemente outros fatores relacionados com ITU são identificados: deficiência da imunidade inata e disfunção de bexiga e intestino. A disfunção de bexiga e intestino é relativamente comum na população pediátrica, criança apresenta disfunção no enchimento e esvaziamento da bexiga, que manifesta com incontinência ou urgência urinária, disúria ou constipação intestinal.
No estudo de acompanhamento de 2 anos com 195 crianças com ITU, idade de 2 a 71 meses; os autores observaram que as crianças com refluxo vesico-ureteral tem maior chance de desenvolverem a ITU, o risco de infecção era maior nos pacientes que apresentavam o grau mais acentuado de refluxo( grau III ou IV). O refluxo era mais evidente nas crianças menores de 24 meses de idade. No final de 2 anos de acompanhamento, 10,2% das crianças com refluxo vesico-ureteral apresentaram lesão renal. Após análise multivariante, o estudo observou que refluxo vesico-uretereal e disfunção bexiga e intestino são fatores de risco para ITU de repetição, especialmente se os dois fatores são combinados. As estratégias na prevenção de ITU de repetição incluem quimioprofiláxia e tratamento de disfunção de bexiga e intestino.
Risk Fators for Recorrent Urinary Tract Infection and Renal Scarring
Ron keren e colaboratores.
PEDIATRICS vol. 136, número 01, Julho 2015