News

Sarampo: veja sintomas, causas e tratamento

 Fonte: O Globo

No Brasil, a doença é controlada pela vacinação, que impede surtos generalizados; índice de contágio, no entanto, é elevado e pode levar a complicações.

O sarampo é uma doença infecto-contagiosa, causada por um vírus com genoma RNA (paramyxovirus do grupo morbillivirus). Seu índice de contágio é muito elevado: é mais transmissível que catapora, Covid-19 e caxumba, por exemplo.

No Brasil, a situação está controlada graças a uma vacinação bem estruturada, que começa com a aplicação de imunizantes em bebês aos 12 meses de vida. Por isso, atualmente, sua taxa de mortalidade não é alta. Em 2016, inclusive, o Brasil recebeu um certificado de eliminação do sarampo, já que o vírus causador da doença não circulava mais no país. Isso mudou a partir de 2018, quando surtos isolados voltaram a atingir os brasileiros — principalmente por falhas no programa de vacinação. Naquele ano, foram confirmados 10.346 casos da doença. Em 2020, foram 8.448 casos confirmados e dez óbitos registrados, segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Leia mais: https://oglobo.globo.com/saude/medicina/sarampo-veja-sintomas-causas-tratamento-25168812?fbclid=IwAR1aWpj3ZXadD8QdEX0l9S9fQGt_5DvjoNEKDAFQqWaOcXz7z5CyDujfSbo

Para você navegar neste website, usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.